Arte RococóRococó, do francês rocaille que significa concha, era uma maneira utilizada para decorar jardins com conchas e rochas.

É a fase do Barroco compreendida entre 1710 e 1780, quando os valores decorativistas e ornamentais são exaltados tanto pelos artistas quanto pelos apreciadores da arte.

Houve a expressão de sentimentos agradáveis e a procura do domínio da técnica de uma execução perfeita. Teve início na França, no século XVIII e difundiu-se a seguir por toda a Europa. No Brasil sua manifestação se deu no mobiliário, conhecido como"estilo de Dom João V".

 

Principais diferença entre Barroco e Rococó

Entre este estilo e o Barroco, temos algumas diferenças:

• As cores fortes no Barroco são agora suaves e de tom pastel;

• As linhas retorcidas ficam de lado e há a busca de formas mais leves e delicadas.

A arte da classe alta da época

Com os problemas do cotidiano, muitos artístas procuravam na arte, amenizar as situações conflitantes do seu dia a dia. Eles a faziam para a sociedade rica da época, que se preocupavam muito com a ornamentação dos espaços. As obras foram se distorcendo com a morte de Luís XIV, século XVII, na França, momento em que a aristocracia pagava e protegia os artistas para atender às suas necessidades.

Arquitetura Rococó

Manifestou-se principalmente na decoração dos espaços interiores. Essa decoração era detalhada e bem ornamentada e um exemplo são suas salas e os salões. Os artistas procuravam fazer uma arquitetura diferenciada nessas áreas, com formato oval, paredes com pinturas luminosas e suaves, espelhos, florais, etc. Já por fora dos edifícios, eles amenizavam na decoração. Exemplos: O Hotel de Soubise, construído por Germain Boffrand e decorado por Nicolas Píneau, o Petit Trianon.

Existem lugares da Europa que não sofreram a diferenciação entre o Barroco e o Rococó, pois o Barroco veio aos poucos atingindo os outros países e conseguindo se consolidar, apenas, no século XVII. Nesse período, os artistas já estavam influenciados com o Rococó. . Como um exemplo de obras arquitetônicas temos: Palácio Episcopal e a igreja de Vierzehnheiligen, projetado pelo arquiteto Balthazar Neumann e pintura no teto por Giambattista Tiepelo, o mais importante dos decoradores do Rococó.

Pintura Rococó

Na pintura, ao invés de criaturas mitológicas ou temas religiosos, eles retraram cenas mundanas, compondo o plano de fundo, os parques e os jardins, assim como, os espaços internos de luxo. Eles procuravam dar uma ar mais luminoso a obra e nesse período, surgiu a técnica do pastel. Com essa técnica, é possível fazer efeitos delicados e leves nas roupas femininas, na pele, nos cabelos e outros pontos.

Principais Pintores do Rococó

  • Antoine Watteau (1684-1721) por causa de seus quadros amorosos, ele se tornou um dos pintores que mais retratou o estilo. Essas cenas que ele reproduzia não se limitava a temas religiosos e históricos. Principal obra: Embarque para Citera que mostra a elegância dos nobres do século XVIII.
  • Jean-Baptiste Siméon Chardin (1699-1779), em melhor situação econômica que Watteau, seus quadros, saiam do mundo da fantasia e procuravam retratar a vida da burguesia da época. Em seus quadros era utilizado uma composição nítida e única de todos os elementos.

Escultura no Rococó

Na escultura, esse estilo, veio substituir a energia da arte barroca por linhas suaves. Por meio dela, são retratadas as pessoas mais influentes da época. Houve, também, a criação de estatuetas decorativas, quando os cientistas Tischirnhaus e Boettger inventaram a porcelana. Os escultores decorativos que se destacam são: François Boucher e Étienne Maurice Falconet, que criaram modelos de pequenas estatuetas reproduzindo temas mitológicos, etc.